Para que serve o Python? Mais de 10 casos de utilização da linguagem de programação Python

Já a automação é o processo de preparar as máquinas para realizar um trabalho, sem ser necessário a intervenção humana. Neste sentido, a tecnologia e a informática precisam evoluir a todo instante, https://www.patosonline.com/bootcamp-de-programacao-e-1a-escolha-para-o-desenvolvimento-de-carreira/ afinal, as necessidades vão se tornando cada vez mais complexas. Hoje trabalhamos com conceitos, como big data, cloud computing, inteligência artificial e etc., que não seriam pensados no passado.

  • O TensorFlow permite a criação de modelos complexos de aprendizagem profunda, como redes neurais e modelos de sequência.
  • Python é uma linguagem de programação de alto nível, do termo em inglês, high level language.
  • Além disso, o Python também pode trabalhar em conjunto com outras linguagens de programação.
  • De um modo geral, o mercado de tecnologia está escasso de profissionais capacitados e isso inclui a posição de programador Python.

Além disso, ele é autocontido, isto é, o que é necessário para desenvolver uma programação já faz parte de suas bibliotecas. Afinal, ser gratuito e simples – e ainda por cima contar com milhares de bibliotecas que reduzem o trabalho – aumentam bastante seu escopo de atuação. Se fizermos uma comparação com uma casa, iremos ver que a linguagem de marcação seria a disposição estrutural que determina o lugar de cada cômodo e a linguagem de estilo seria a sua decoração. Já Python entra no papel dos recursos que permitem que a cozinha seja própria para preparar alimentos e os quartos para dormir, por exemplo. Para se ter uma ideia, a empresa que produz os efeitos para os filmes atuais de Star Wars utiliza o Python em suas produções.

Python é Gratuito e de Código Aberto

O salário médio para um desenvolvedor Python no Brasil, hoje, gira em torno de R$ 5.641 mensais, segundo a Glassdoor. Isso significa que você pode rodar cada linha de código assim que terminar de escrevê-la e ver resultados imediatos, podendo fazer ajustes de maneira rápida se necessário. Essa característica economiza muito tempo dos programadores, permitindo que eles detectem e corrijam erros fácil e rapidamente. Quando acessado via uma requisição GET, ele busca dados de produtos de uma API dummy. Se bem-sucedido, processa os dados obtidos, extrai detalhes do produto e retorna as informações em formato JSON.

Essa prática é bem enriquecedora por desafiar o desenvolvedor a trabalhar em algo que ele não está familiarizado. Graças aos códigos abertos, é fácil localizar programações na internet e trabalhar em cima delas. Com isso, o software do Python pode ser utilizado em um pen drive, facilitando o trabalho do programador. Esse é um erro comum, pois as pessoas leigas no assunto costumam relacionar todos os tipos de linguagem como se fossem um só.

Desenvolvimento[editar editar código-fonte]

Python é uma linguagem de programação de alto nível, do termo em inglês, high level language. Estruturas desse tipo são, geralmente, classificadas como orientadas a objetos. Por exemplo, o MIT, uma das principais universidades de todo o mundo na área da tecnologia, ensina ciências da computação introdutória e programação utilizando Python (nas versões presenciais e on-line no edX). Numa aplicação da web, todo o código utilizado para interagir com o utilizador e criar o que o utilizador vê chama-se o front-end da aplicação. Este tipo de sistema utiliza algoritmos que são melhorados continuamente com base nos dados de input que ajudam o sistema a “aprender”. Este aprende a responder de forma autónoma a novos cenários ao gerar um resultado adequado em novos cenários com base em conhecimento obtido anteriormente.

  • Estamos, nesse caso, diante de uma linguagem de marcação, que trabalha nos sites com a finalidade de estabelecer a organização de cada item dentro de uma página.
  • Muitas universidades e escolas à volta do mundo decidiram ensinar programação introdutória e cursos de ciências da computação utilizando Python.
  • Atualmente a linguagem é usada em diversas áreas, como servidores de aplicação e computação gráfica.
  • Isso está relacionado à automação que descrevemos no tópico anterior, porém direcionado à área de desenvolvimento de softwares.
  • Biopython é uma framework do Python com “ferramentas disponíveis gratuitamente para computação biológica”.

Ao contrário de outras linguagens de programação, o Python não usa chaves. Diversas implementações, como CPython, pode funcionar como um interpretador de comandos em que o usuário executa as instruções sequencialmente, recebendo o resultado automaticamente. A execução compilada do código oferece um ganho substancial em velocidade, com o custo da perda da interatividade. Em 2005 a Nokia lançou um interpretador Python para os telefones celulares S60, chamado PyS60. Essa versão inclui vários módulos das implementações tradicionais, mas também alguns módulos adicionais para a integração com o sistema operacional Symbian. Em Python não existe proteção dos membros duma classe ou instância pelo interpretador, o chamado encapsulamento.

Como aprender a programar e ser um programador a partir do zero

O software Python pode ser baixado gratuitamente, integra-se bem a todos os tipos de sistema e agiliza o desenvolvimento. O Python é amplamente usado no desenvolvimento web para criar sites, aplicações e serviços web. A estrutura Django é uma das estruturas mais populares para desenvolvimento web em Python. O Django é uma framework de código aberto utilizado por grandes empresas como Instagram, Pinterest e Mozilla. O Django fornece muitas ferramentas úteis, como modelos de base de dados, roteamento de URL, autenticação de utilizadores e geração de páginas dinâmicas. Também possui um sistema de administração fácil de usar que permite aos developers geir o conteúdo do site sem escrever muito código.

O que é Python?

O Python também é uma escolha popular para a educação em ciência da computação, matemática e ciências em geral. Pode ser usado para resolver problemas de matemática, Bootcamp de programação é 1ª escolha para o desenvolvimento de carreira como cálculo e estatística, e para análise de dados científicos. O Python é uma linguagem popular para o desenvolvimento de jogos, especialmente jogos 2D.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *